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Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará. Radialista e compositor. Busco entender um pouco dos mistérios da existência. Nessa busca venho encontrando ciência, arte, amigos, novos caminhos, novas possibilidades.

Monday, August 24, 2009

Dissertação Pessoal do Ceará 1ª parte

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO BRASILEIRA

PEDRO ROGÉRIO

PESSOAL DO CEARÁ: HABITUS E CAMPO MUSICAL NA DÉCADA DE 1970

FORTALEZA
2006

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Educação.

Aprovada em 19 /dezembro / 2006

BANCA EXAMINADORA
______________________________________________
Prof. Luiz Botelho Albuquerque – PhD (Orientador)
Universidade Federal do Ceará – UFC
______________________________________________
Profª. Drª. Elba Braga Ramalho
Universidade Estadual do Ceará – UECE
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Prof. Dr. José Arimatéa Barros Bezerra
Universidade Federal do Ceará – UFC

À Senhora Natureza Humana

Agradecimentos

Augusto Pontes, Belchior, Cládio Pereira, Dedé Evangelistas, Ednardo, Fagner, Fausto Nilo, Francis Vale, Ricardo Bezerra, Tânia Cabral
"falando da vida"

Téti
“é ouro em pó que reluz”

Rodger
“que se brinque na areia da praia”

Luiz Botelho
“meus olhos de olhar, de olhar querem ver o que há”

Pádua e Márcia Campos
“meus sonhos descendo ladeiras, varando cancelas, abrindo porteiras”

Tiago Araripe e Ana Ruth
“só sorrisos me respondem”

Ticiana Melo e Henrique Beltrão
“são os olhos do mar”

Elvis Matos e Edite Colares
“canções radioativas”

Carlos Velazquez, Liduíno Pitombeira e Márcio Land
“viva o som, velocidade”

Josely Teixeira, Mary Pimentel e Wagner Castro
“caminho certo, sem perigo”

Paulo Mamede
"primeiro uma atitude, segundo algo que mude, terceiro ação de mudar"

Cristiane Holanda
“a lua cheia que eu esperei”


O esclarecimento das conexões de um artista e sua obra
também é importante para a compreensão de
nós mesmos como seres humanos.
(Norbert Elias)

RESUMO
A presente dissertação analisa as trajetórias dos membros de um grupo de intelectuais e artistas para compreender a formação do seu gosto musical. Na década de 70, esse grupo ficou conhecido como “Pessoal do Ceará”. O trabalho evidenciou que as opções estéticas foram definidas por idéias transmitidas pela escola, família, indústria cultural e se diversificaram na multirreferencialidade da educação dos integrantes. A investigação empregou os conceitos de habitus, capital e campo social para identificar as coincidências na formação dos sujeitos, suas convergências para espaços comuns, a partilha de projetos, idéias e a formação de parcerias. Este trabalho estudou a origem familiar dos sujeitos, seus processos de formação escolar e extra-escolar, suas reuniões nos ambientes da Universidade Federal do Ceará, suas ações nos festivais e programas de televisão e concluiu com os primeiros registros fonográficos nas grandes gravadoras do Rio de Janeiro e São Paulo; verificou a formação de um habitus musical forjado na diversidade e constituidor de um sub-campo musical conhecido como “Pessoal do Ceará”.

Palavras-chave: Música do Ceará nos anos 60 e 70; Habitus; Campo Artístico; Pessoal do Ceará.

ABSTRACT
The dissertation analyzed the paths of the members of a group of intellectuals and artists (known in the decade of 70 as "Pessoal do Ceará") to understand the formation of his musical taste. The work studied the family origin of the subjects, their processes of school and extra-school formation, their meetings in the atmospheres of the Federal University of Ceará, their actions in the festivals and television programs, and their first musical registrations at the big recording companies of Rio de Janeiro and São Paulo. The investigation used the concepts of habitus, capital and social field to identify the coincidences in the formation of the subjects, his convergence for common spaces, the sharing of projects and ideas, and the formation of partnerships. Concluded verifying the formation of a musical habitus, wrought out in the diversity of living experiences, and creator of the musical sub-field known as "Pessoal do Ceará".

Í N D I C E
CAPÍTULO 1 - TRAJETÓRIA DO PESQUISADOR
1.1 Da sala de aula à pesquisa
1.2 Professor e aluno: uma tensão a ser reconhecida
1.3 A escolha dos sujeitos da pesquisa

CAPÍTULO 2 - FORMAÇÃO DO HABITUS
2.1 Origem familiar e social
2.2 Formação acadêmica
2.3 Iniciação musical

CAPÍTULO 3 - IDENTIFICAÇÕES E DISTINÇÕES
3.1 Conservatório de música alberto nepomuceno
3.2 Música popular de Fortaleza
3.3 Música brasileira popular e rádio

CAPÍTULO 4 - CONSOLIDAÇÃO DE UM SUB-CAMPO MUSICAL
4.1 Agremiações: cpc, cactus e gruta
4.2 Referências à bossa-nova, tropicália, clube da esquina, beatles e rolling stones
4.3 Pontos de encontro: arquitetura, institutos básicos, ceu, casas e bares

CAPÍTULO 5 - CONSAGRAÇÕES
5.1 Festivais
5.2 Televisão
5.3 Discos e diáspora

CAPÍTULO 6 - CONCLUSÃO: CHEGAMOS A UM HABITUS MUSICAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS