About Me

My photo
Fortaleza, Ceará, Brazil
Professor Doutor da Universidade Federal do Ceará. Radialista e compositor. Busco entender um pouco dos mistérios da existência. Nessa busca venho encontrando ciência, arte, amigos, novos caminhos, novas possibilidades.

Wednesday, January 25, 2006

Na terra é pleno abril!



Na terra é pleno abril!
Pedro Rogério Especial para O POVO

Fortaleza e Ednardo são indissociáveis. Acordes musicais e poesias alencarinamente claros confirmam as comemorações natalícias de mãe e filho. Amamentado pelo leite nordestino de praias e sertões, passando pelo asfalto que acolhe os desfiles dos maracatus, sua obra capta, cria e recria influências multiculturais. Assim faz vibrar o mote que Antônio Martins Filho escolheu como guia da Universidade Federal do Ceará: O universal pelo regional.

Ednardo faz parte da turma do ''Pessoal do Ceará'' cujo único rótulo em que poderia se encaixar seria o de não ter rótulo. Desencaixado, o Pessoal não cabe em fôrmas. A liberdade era o som que ecoava encontrando ressonâncias em todo o País e no resto do mundo com os movimentos estudantis da década de 60, os protestos contra a guerra do Vietnã, os movimentos feministas, tudo caracterizando uma contracultura.

A expressão ''Pessoal do Ceará'', que batizou toda essa geração de artistas e intelectuais, era o subtítulo do disco Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem (1973) que reuniu Ednardo a seus irmãos de arte Rodger de Rogério e Téti, obra considerada por vários pesquisadores como um marco na música cearense.

O ambiente universitário deu a Ednardo e a seus pares uma clareza política capaz de se subverter o racionalismo que aprisionou muita gente nos birôs da burocracia - eles não puderam voar. Mas o compositor de ''Pavão Mysteriozo'' (gravado em 1974) se lançou num vôo muito alto. É um artista que tem consciência do poder de transcendência da arte, em especial em tempos de ditadura militar, que ousou perseverar no amor à sua terra natal.

''Terral'' e ''Beira-Mar'' - ambas composições de Ednardo - duas das músicas que se destacaram no disco-marco Pessoal do Ceará, são verdadeiros hinos, composições de um assumido apaixonado que, como um filho que precisa provar a sinceridade de seus sentimentos, declara seu amor à cidade-mãe ao mesmo tempo em que, sentindo que já está maduro o bastante, deixa-se seduzir por outras mulheres, outras cidades, sem jamais se desvincular do útero materno.

O laborioso padeiro realimenta o desejo de liberdade lançando o disco Berro em 1976. Sem esquecer da trilogia égalité, fraternité e liberté o segundo princípio iluminista aflora com todo o brilho em seu trabalho por ocasião da gravação do álbum duplo Massafeira, do qual se encarregou da direção artística de produção e estúdio. ''Som, imagem, movimento, gente'' registrado na capa do álbum, confirma o saudável rebuliço que reuniu vinte e quatro faixas. A caravana de artistas lotou o Hotel Santa Tereza no Rio de Janeiro em 1979/80 e aproximou várias gerações. Foram mais de trezentos artistas, entre outros lembramos dos nomes de Ângela Linhares, Lúcio Ricardo, Ana Fonteles, Zezé Fonteles, Mona Gadelha, Calé Alencar, Graco, Caio Silvio, Tânia Cabral, Téti, Marta Lopes, Rodger de Rogério, Fagner, Belchior, Pachelli Jamacarú, Sergio Pinheiro, Alano de Freitas, Stélio Valle, Francisco Casa Verde (Ferreirinha), Regis Soares, Rogério Soares, Ricardo Bezerra, Tazo Costa, Patativa do Assaré, Petrúcio Maia, Fausto Nilo, Zé Maia, Eugênio Stone, Luiz Carlos Pinoquio, Vicente Lopes, Nertan Alencar, Chico Pio e Brandão.

A obra de Ednardo, que é merecedora de todo reconhecimento público, cativou e cativa pela coerência e sinceridade de propósitos atraindo admiradores dentre os quais tenho a honra de ser filiado. São mais de trezentas músicas, também gravadas por mais de cinqüenta outros intérpretes, distribuídas em quinze discos, nove compilações, duas trilhas para teatro e quatro para cinema. Uma vasta produção que não se divorciou da qualidade renovada pelo espírito criativo do artista.

Sotaque cearense cosmopolita, cidadão do mundo, habitante do universo, artista atemporal e sem limite espacial. O dia 17 de abril nos chega como uma coda (confirmação da tonalidade de uma música) do aniversário da cidade de Fortaleza - dia 13 de abril. Abril que é o mês da verdade e da sinceridade características desses que nascem sob signo do carneiro. Augusto Pontes - considerado guru do Pessoal e autor daquela frase menos conhecida que é na verdade o título do disco: Meu Corpo Minha Embalagem Todo Gasto na Viagem - como todos já sabem, estava certo, deu o carneiro, Ednardo foi embora daqui pro Rio de Janeiro sendo que nunca saiu daqui.

Em tempo: além do poder criativo de Ednardo é bom lembrar da delicadeza e força interpretativa de músicas antológicas como ''Dorothy L'amour'' de Petrúcio Maia e Fausto Nilo; ''Lupiscínica'' também de Petrúcio Maia em parceria com Augusto Pontes; só para citar dois grandes boleros que se imortalizaram na voz do aniversariante.

Pedro Rogério é músico, radialista e mestrando em Educação na UFC, desenvolvendo uma pesquisa sobre o Pessoal do Ceará.

No comments: